MAE
BRASIL
Movimento dos Ativistas da Enfermagem Brasileira



Histórico
Uma história de luta pela enfermagem!
Em 2018, o auxiliar de enfermagem Milton Gomes e o enfermeiro Jefferson Caproni, os dois residentes de São Paulo, idealizaram o MAE, Movimento dos Ativistas da Enfermagem congregando Auxiliares de enfermagem, Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros e Enfermeiras, alunos de cursos técnicos e acadêmicos de enfermagem.
Em 2019 no Primeiro Seminário do MAE, foi eleita a diretoria fundadora com Alber Alípio, enfermeiro na cidade de Sete lagoas em Minas Gerais, Rodrigo Paulo Machado, técnico de enfermagem em Cuiabá no Mato Grosso e Monica Cunharski, técnica de enfermagem no Rio de Janeiro.
DANDO INICIO AOS TRABALHOS DO MOVIMENTO ATIVISTA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA!

Nossa Missão, Visão e Valores
-
Unir auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros, estudantes de cursos técnicos e acadêmicos de enfermagem amparado por requisitos éticos e legais.
-
Ser um movimento ativista organizado de destaque na politização profissional da enfermagem sendo reconhecido pela união, humanização e respeito, comprometido com a valorização do profissional da enfermagem.
-
Nossa meta é mostrar para sociedade que a categoria transcendeu a atividade serviçal para o atual protagonismo humanitário.
-
Iremos ocupar diversos cargos na política do país, a ENFERMAGEM agora será um exército em número, representatividade e a conscientização política será a ferramenta que trás o elo necessário entre legislativo e a sociedade.
-
Citamos três objetivos: "Diretrizes Ideológicas", "Protagonismo político da Enfermagem" e "Políticas Públicas relacionada a Saúde do Seguimento Usuário e Trabalhador".
-
Profissionais da enfermagem são livres para se associar, de forma individual e espontânea, o movimento não possuí fins econômicos.
-
Tem um número ilimitado de associados e se organiza por meio de suas Seções Federadas, no Distrito Federal e em cada estado do Brasil, sob a direção de uma Diretoria Nacional. É regida por Estatuto.
-
Pautada em princípios éticos e em conformidade com suas finalidades, o MAE articula-se com as demais organizações da Enfermagem brasileira como COFEN/CORENS, Sindicatos, Federações Sindicais, Confederações sindicais, Associações em geral para promover o desenvolvimento político e social das categorias que a compõem.
-
Compromete-se a promover a POLITIZAÇÃO em geral; assim como propor e defender políticas e programas que visem à melhoria da qualidade de vida dos profissionais da enfermagem e ao acesso universal e equânime aos serviços social, de saúde e em defesa do SUS.
-
Fundação: Dezembro de 2018.